Micaretas



-E aí, cara? Fechou Ivete, Domingo? Já ta no 3º lote, tem que comprar logo.
Depois de recorrentes perguntas sobre meu interesse em ir a diversas micaretas que vinham acontecendo, embora eu nunca tenha ido a uma dessas e demonstrado qualquer interesse, peguei-me a questionar se esse agrupamento de jovens com camisetas coloridas e iguais, para beijos gratuitos ao embalo de música baiana, seria uma grande ‘virose’ do tipo:- se você ainda não pegou, vai pegar ou algo do gênero.
Respondendo a pergunta a cima, disse ao colega de faculdade.
-Não cara, não vou não, na verdade não tenho a mínima vontade de ir nesse lance.
E ele argumentou dizendo das inúmeras pessoas que poderiam ser beijadas, do pula pula, a corda do siri ou do caranguejo e do fantástico trio elétrico em movimento, das lindas músicas de bola de sabão e que levantam a poeira.
Já não de hoje que, navegando distraído na internet, vejo muitos sites, flogs, fotologs mostrando imagens de pessoas em inúmeras festas desse tipo, todos lindinhos, ‘iguaizinhos’ sorridentes, felizes e beijoqueiros.
Com certeza você conhece alguém que já foi a uma dessas, um vizinho, colega, tio, filho da amiga, está se igualando ao desemprego, a gente está à beira disso, sempre conhece alguém que foi ou que vai.
Lembro-me da época que esse tipo de manifestação era restrito ao carnaval baiano, dos famosos trios do pelourinho e farol da barra, onde creio, seria válido, dentro do contexto ‘festa da carne’ toda essa gratuidade de ‘pegação’, zoação,liberdade,bebedeira (teoricamente) exclusivos desse período.
Mas a coisa se expandiu, veio para diversos, senão todos, os estados do Brasil, em todos os cantos, todo final de semana, não importa em qual época do ano, lá está a massa reunida novamente, sem cansar, pulando novamente, sobrepondo até mesmo as festas regionais, de quadrilhas a exposições agropecuárias e rodeios.
De janeiro a janeiro esse tipo de evento acontece com suas repetitivas bandas para no final a galera contabilizar as cantadas, as bocas beijadas, fazendo o balanço desse pseudo-investimento.
Aaahhh, sim, sem não contar no valor pago, ou investido?Bom..., Quanto antes comprar melhor, começando por míseros 50 reais que aumentam gradativamente, na hora então? Parece final de campeonato brasileiro, cambistas fazem a festa para lhe vender essa ‘camiseta-ingresso’, que depois vira camiseta mesmo, enfim, tem que mostrar que foi, conferiu e zoou, e não perderia um show desses (embora no mês seguinte o mesmo grupo se apresente, ate mais próximo de sua residência), e o que adianta viver sem divulgar que viveu?
Estava pensando, até em contrapartida a esses chatos convites, fazer um ‘abadá’ com um misto de imagens dessas bandas, num efeito onde elas fossem uma só, e uma singela frase, assim como do Rock in Rio: ?? MICARETAS, eu não fui?? - e nem quero ir, pois diferente da galera ‘eclética’, eu gosto de algumas coisas e não gosto, definitivamente, de outras tantas.
Falar em Rock in Rio, um evento desses por ano seria de bom tom a nós, ‘os que nunca foram a micaretas’.
18-06-2006

Comentários

  1. "Vai passar nessa avenida um samba popular,cada paralelepípedo da velha cidade essa noite vai
    se arrepiar... E um dia, afinal tinham direito a uma alegria fugaz uma ofegante epidemia que se chamava carnaval o carnaval, o carnaval" (Vai Passar - Chico Buarque). Penso que determinadas coisas/eventos vc deve ver ou mesmo frequentar, nem que seja uma vez, somente para vislumbrar o fato sobre a sua ótica, até porque sabes que o olho do observador interfere no objeto observado, rs... Quero elogiar novamente este, post muito bem escrito retratando de forma natural o contemporâneo. Parabéns mancebo!! Continue porque o caminho é este. Ventura sempre.

    ResponderExcluir
  2. Manobrou nas palavras ein filho...

    aguardo ai o próximo.. q possivelmente poderia ser um conto de natal.. rsrsrs

    Abração meu camarada

    ResponderExcluir
  3. Hugo
    Estou com você. Nunca fui a uma Micareta. Ainda que tenha achado em alguns pontos de teu texto um "Q" moralista, não faço patrulhamento. E sou como vc. Tem coisas que gosto, outras que não. Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Gato BIKE

Quando voce pensa que ja te aconteceu de tudo...